Tribologia é o campo multidisciplinar que estuda fricção, desgaste e lubrificação entre superfícies que interagem em movimento. Tem objetivo de extender vida útil e evitar perdas de energia principalmente através do uso de lubrificantes
Analisa a relação entre velocidade rotacional e atrito. Importante observar que existe um mínimo que é o desejável

ZN/P é uma unidade arbitrária que unifica diversas variáveis inerentes aos motores para facilitar análise. Z = viscosidade, N = velocidade rotativa e P = carga
É divide em 3 fases: boundary, mixed and hydrodynamic



Possui quase que uma relação linear com a espessura do filme

A curva para contato não coincidente tem uma modificação no fim (?)

Para atingir o mínimo podemos modificar o lubrificante de várias maneiras



Durante a fase hidrodinâmica as superfícies podem se deformar elásticamente (retornam a sua forma original depois).

Por exemplo abaixo um rolamento de esferas onde o eixo central está girando:

Dando um zoom entre das duas superfícies temos:

Com mais ou menos 15 RPM o filme de lubrificante se forma entre as duas superfícies. Devido ao pequeno espaço, algum fluxo de lubrificante tende a voltar (riscos verdes na esquerda) fazendom com que a pressão naquela região aumente e, por consequência, a viscosidade também aumente drasticamente. Tanto que o lubrificante se transforma em quase um vidro sólido (?) deformando a superfícies em contato

Relaciona a espessura do filme e rugosidade das superfícies



Pensando em termos práticos, depois que a máquina foi fabricada não temos controle da rugosidade das superfícies, somente do lubrificante que podemos escolher. Portanto para extender a vida útil da máquina Lambda serve como um parâmetro para medir o desgaste
Se Lambda for = 1 ficaria entre na zona de contato ou mista, que reduz a vida útil

O ideal é Lambda = 2 porque fica na parte de menor fricção

Para Lambda > 3 pode ser usado para operações que precisam absorver choques, vibrações excessivas ou Start-Stop